Módulo SAP PM: O que é SAP PM e porque utilizá-lo
Sumário
Você conta com uma rotina de manutenção dos equipamentos que utiliza para as atividades diárias?
Se a sua resposta foi sim, parabéns! Agora se você disse não, é melhor começar a repensar o seu processo de manutenção.
A manutenção, como muitos pensam, não se restringe aos maquinários. Ela inclui também pequenas reformas quando necessário para manter um bom ambiente de trabalho para os colaboradores e clientes de sua firma.
Para isso, organização e controle completos são necessários.
Assim sendo, não basta apenas possuir um ERP, você precisará de uma Solução Completa que pode trabalhar toda essa gestão.
E para aqueles que utilizam o ERP SAP, o Módulo SAP PM é imprescindível para isso.
Vamos descobrir tudo o que você precisa saber sobre a manutenção industrial e como você conseguirá gerenciá-la com o Módulo SAP PM?
Acompanhe-nos para descobrir como funciona a Manutenção Industrial e como você pode usar o SAP PM com um Sistema Mobile de Manutenção para alavancar o ROI da sua área de manutenção!
Manutenção industrial: Como funciona
Primeiro você precisa compreender que a manutenção é um instrumento utilizado pelas empresas para garantir que a sua cadeia produtiva continue funcionando normalmente e que a equipe não seja surpreendida por algum erro repentino que possa causar problemas na entrega e qualidade dos produtos desenvolvidos pela organização.
Outro aspecto pouco conhecido da manutenção industrial é que ela deve ser aplicada em todas as áreas da companhia, uma vez que se trata de uma importante aliada na segurança do trabalho, na melhora da qualidade de vida do colaborador, dentre outros tantos benefícios que serão mencionados no decorrer deste texto.
Pois, não é nada agradável para o colaborador de uma empresa chegar em seu local de trabalho e se deparar com um cheiro ruim, por exemplo, pois uma manutenção que deveria ter sido melhor executada não o foi.
Essas e outras situações desagradáveis podem ser evitadas, já que a manutenção industrial é um conjunto de ações e sistemas que tem por foco repor, consertar ou manter itens que fazem parte da cadeia produtiva de uma empresa.
Desta forma, é correto dizer que a manutenção industrial interfere direta e indiretamente na qualidade do ambiente de trabalho oferecido aos colaboradores, ajuda a manter a segurança no trabalho, bem com melhora o desempenho dos funcionários.
Ela é capaz de analisar o estado de conservação dos equipamentos utilizados pela empresa e o momento de ser reposto, por isso é possível dizer com segurança que é fator preponderante na economia financeira da organização que a utiliza.
Impactos da manutenção industrial no dia a dia de uma companhia
Até aqui, você percebeu que a manutenção impacta diversas áreas. Vamos descobrir quais?
1. Área financeira: Viabiliza que os gestores sejam capazes de controlar mais a fundo todos os valores que foram gastos com a manutenção dos equipamentos e os possíveis prejuízos que a empresa teve ao não repor um item defeituoso a tempo.
2. Área de atendimento ao cliente: Quando se evita erros proveniente de equipamentos com defeito ou em mal funcionamento a qualidade dos produtos e serviços aumenta, gerando maior satisfação do cliente.
3. Segurança do trabalho: Ao se ter uma boa manutenção industrial é possível evitar acidentes de trabalho. Através dessa prevenção garante-se a integridade física dos colaboradores.
Esses impactos demonstram que uma manutenção preventiva bem consolidada é sinônimo de organizações mais seguras e conscientes.
Ela possui alguns objetivos bem claros que norteiam a sua utilização. Vamos descobrir quais são?
Objetivos da manutenção industrial preventiva
Toda a equipe da manutenção tem um papel muito importante para a permanência do bom funcionamento da companhia e para isso ela possui alguns objetivos bem claros na execução de sua atividade.
Dentre esses objetivos podemos citar:
1. Observar o estado físico dos equipamentos da empresa;
2. Analisar a necessidade de adotar os tipos de serviços de manutenção mais adequados para a companhia;
3. Aumentar a vida útil dos itens utilizados na organização;
4. Reduzir imprevistos causados por mau estado de conservação dos materiais;
5. Diminuir riscos maiores para a empresa que poderiam ocorrer pela não reposição dos equipamentos deteriorados;
6. Melhorar a qualidade dos produtos produzidos pela organização;
7. Diminuir os custos operacionais da empresa;
8. Gerar maior otimização dos recursos disponíveis;
9. Trazer uma boa administração dos insumos que a empresa possui, inclusive do tempo;
10. Aumentar a eficiência e eficácia da companhia;
11. Melhorar a qualidade de vida dos colaboradores através da manutenção não somente dos materiais utilizados como da estrutura física da organização.
Tudo isso influencia na produtividade e leva a uma questão muito importante: Qual é o melhor tipo de manutenção que a sua empresa pode implantar?
Você, como gestor de manutenção, deve entender que não existe um tipo certo ou errado de manutenção industrial mas sim a que mais se adéqua a atual realidade da sua firma.
Vamos descobrir os tipos de manutenções industriais disponíveis para você escolher a que melhor se adapta à sua realidade?
Tipos de manutenção industrial: Saiba a diferença de cada uma
Dentro da manutenção industrial podemos encontrar diversas categorias, são elas:
1. Manutenção Corretiva: Pode ser dividida em duas subcategorias, a planejada e a não planejada. A primeira é quando o equipamento já começa a demonstrar os primeiros sinais de deterioração e a equipe de manutenção percebe a necessidade de reparo antes da sua falha total, já a segunda é a situação em que ocorre a falha em algum material sem aviso prévio. Neste caso, a equipe de manutenção não esperava o erro.
2. Manutenção preventiva: O foco principal deste tipo de manutenção é o planejamento prévio de reparo dos materiais. Neste caso, a equipe de manutenção é responsável por fazer paradas programadas previamente para a realização dos reparos necessários antes que as falhas ocorram. Essa manutenção reduz as paradas prolongadas na produção da organização para a troca de materiais deteriorados.
Há estudiosos que relatam a necessidade de um checklist dos materiais que foram verificados pela equipe para uma melhor organização dos próximos planejamentos, aumentando, assim, a sua eficácia.
3. Manutenção preditiva: É caracterizada pela análise rotineira dos itens utilizados na empresa. É através dessa inspeção diária que a equipe consegue localizar os materiais que necessitam de reposição.
Por isso, ela é considerada a mais moderna das manutenções industriais e é vista pelos gestores da manutenção como a mais eficiente, pois reduz o risco de falhas futuras.
Ela possui um foco mais global nas condições de funcionamento e é capaz de eliminar manutenções desnecessárias o que otimiza toda a produção.
Vamos descobrir exemplos de manutenção preditiva?
• Análise termográfica
• Observação de vibrações
• Verificação de óleo.
Tudo isso é muito legal, certo?
Para uma manutenção mais assertiva, é necessário haver um planejamento e é nesse momento que o módulo SAP PM entra em ação.
Mas, você sabe o que é e como usar o SAP PM?
Se a resposta for sim, maravilhoso, agora se a resposta for não, não se preocupe, pois vamos explicar tudo sobre o SAP PM para você.
SAP PM: O que é e como aplicar
O Módulo SAP PM é o módulo para a gestão da manutenção dentro do SAP. A sigla PM significa Plant Maintenance. Esse módulo consiste em uma ferramenta com diversas atividades para auxiliar o gestor de manutenção a controlar e organizar melhor sua área, com controle de inspeção, acompanhamento de reparos, manutenção preventiva e corretiva e outras funcionalidades-chave para gerenciar a área de manutenção através do SAP.
Para que a manutenção industrial possa ser mais assertiva é necessário que a organização tenha um planejamento e o módulo SAP PM é o responsável por ajudar neste momento, pois ele é capaz de atuar em três áreas, sendo elas: reparo, inspeção e prevenção.
Assim sendo, o módulo SAP PM é o aliado ideal na boa execução das atividades feitas pela equipe de manutenção da empresa. As ações executadas por esse módulo podem ser corretivas ou preventivas.
O seu uso pela equipe de manutenção faz com que a companhia seja capaz de compreender todo o histórico das atividades executadas pela equipe de manutenção, bem como os gastos em cada tarefa executada. Ou seja, estamos falando de uma ferramenta que é a responsável por todo o gerenciamento das ações de manutenção.
E para que o módulo SAP PM possa ser bem utilizado pela equipe de manutenção de sua empresa é necessário compreender que ele possui algumas etapas chaves a serem cumpridas.
Vamos entender quais são as suas etapas?
SAP PM: As etapas para sua utilização na rotina da empresa
O módulo SAP PM possui três etapas, sendo elas:
1. A inspeção é a responsável por verificar o estado de conservação de cada equipamento utilizado na organização.
2. A Manutenção preventiva é a aliada capaz de manter os materiais utilizados em bom estado de manutenção, reduzindo assim possíveis falhas.
3. O conserto é o que trata os itens que estão degradados para que possam voltar ao seu pleno funcionamento.
Assim como a manutenção industrial, o módulo SAP PM também afeta a firma como um todo, pois a manutenção é uma realidade vivida por toda a companhia.
Áreas afetadas pelo SAP PM
Vamos conhecer alguns departamentos de sua empresa que podem ser afetados pelo SAP PM?
1. O departamento de compras, pois ele é o responsável por cotar as peças que substituirão as defeituosas.
2. Os gestores da manutenção e toda a sua equipe, já que são os colaboradores que atuam diretamente com a manutenção industrial.
3. Os colaboradores de toda a empresa.
4. O setor financeiro, pois a empresa conseguirá reduzir os custos operacionais.
Depois de entender quais departamentos de sua empresa podem ser afetados pelo módulo SAP PM, você deve estar se perguntando como ele é de fato utilizado por sua empresa, correto?
Então, vamos compreender como ele é utilizado?
SAP PM: Como pode ser colocado em prática na sua rotina
Na realidade de uma companhia, o SAP PM pode ser executado das seguintes formas:
1. Manutenção preventiva: Feita através de um calendário de planejamento de manutenção.
2. Por meio de Planos de manutenção que são pensados e desenvolvidos pela equipe de manutenção e devem levar em consideração todos os materiais da empresa que precisam passar por um processo de manutenção.
3. Processamento de manutenção que é subdividido em notificação de manutenção e a ordem de manutenção. A primeira é usada quando é verificado que um item precisa de reparo, já o segundo contém todas as informações que a equipe de manutenção precisa para seja possível concluir o processo de manutenção da peça defeituosa.
É necessário muita organização para se manter a manutenção industrial em ordem, certo?
Por isso, existe um software capaz de ajudar qualquer empresa nesse processo de manutenção tão importante.
Você conhece o PM RUN?
Se não conhece, nós vamos te apresentar essa ferramenta que é uma excelente aliada para a sua área de manutenção.
Potencialize o SAP PM com o PM RUN
Esse software mobile para manutenção SAP é o aliado perfeito para aumentar a performance da equipe de manutenção da sua firma, pois foi pensado e desenvolvido para ajudar na organização e otimização da rotina de planejamento de sua manutenção industrial.
Além de ajudar nesta ordem, ele possibilita o controle e o acompanhamento das demandas de seu time de manutenção. Desta forma, o negócio será capaz de entender as necessidades de manutenção e melhorar a sua execução.
O PM RUN possibilita acompanhamento em tempo real e pode ser acessado tanto online quanto offline, o que facilita o acesso às informações importantes para o processo de manutenção. E sabe o que é melhor? Todas essas informações ficam na palma da sua mão, no seu aparelho celular!
Tarefas executadas com o PM RUN
Esse software traz algumas funcionalidades perfeitas para a sua equipe de manutenção industrial. Vamos descobrir algumas delas?
As ações que podem ser executadas com o PM RUN são:
1. Direcionamento das ordens de serviço de forma remota.
2. Abertura de notas e ordens de execução de manutenção.
3. Possibilita que sejam feitas sincronizações de informações importantes para o time de manutenção.
4. Geolocalização.
Com algumas dessas funcionalidades, tanto os gestores da manutenção quanto os diretores da empresa são capazes de acompanhar as demandas abertas para a equipe de manutenção.
Desta forma, pode-se perceber que os gargalos que a sua firma enfrenta na área da manutenção podem ser facilmente resolvidos com o PM RUN.
Após toda a explicação feita sobre a importância e a necessidade da aplicação da manutenção industrial em seu negócio é evidenciado que com o planejamento certo e o uso dos recursos disponíveis no mercado, como o PM RUN, você é capaz de otimizar todo o processo de manutenção de sua indústria.
Esta ferramenta poderá trazer ótimos resultados para a sua cadeia produtiva e ainda aumentar a satisfação do seu cliente com os serviços prestados pela sua companhia, uma vez que as falhas e erros causados por uso de objetos defeituosos serão reduzidos.
Tudo isso fará com que a sua firma seja capaz de aumentar o faturamento através da redução de custos com uma manutenção tardia.
Compartilhe esse conteúdo agora!